quinta-feira, 29 de outubro de 2009

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FUNCIONAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO GRUPO

Grupo é uma Associação de pessoas reunidas para um fim comum.

O ser humano somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais. Desde o nascimento o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. (Zimerman e Osório).

Tipos de Grupos: Grupo de auto-ajuda, dinâmica de grupos

1 conjunto de pessoas = grupo
1 conjunto de grupos = comunidade
1 conjunto interativo de comunidades = sociedade


Funcionamento de Grupos:

Objetivo;
Formação;
Regras;
Liderança;
Avaliação

O grupo é como um rio que tem força e vida própria. O facilitador segue junto com ele, aproveitando suas correntes e possibilitando a descoberta das riquezas submersas. Porém, por mais que mergulhe nessas águas, não esgota os seus mistérios.
Dinâmica de Grupo

Um grupo possui uma dinâmica de funcionamento decorrente basicamente da interação entre as pessoas de identidade e ideologia.
São formas indiretas de lidar com temas variados que envolvem questões interpessoais, intrapesessoais, afetivas, até questões mais práticas e objetivas como treinamento ou aperfeiçoamento de habilidades, entre outras.
Para que serve a Dinâmica de Grupo

Podem ser utilizadas para abordar características e objetivos como:

Planejamento;
Processo de mudança;
Tomada de decisão;
Integração das pessoas’;
Flexibilidade;
Motivação;
Percepção.

Metodologia para Dinâmica de Grupo

Objetivo;
Número de pessoas;
Duração;
Espaço;
Material Necessário;
Procedimento.

domingo, 25 de outubro de 2009

OS SEIS PROCESSOS PARA GESTÃO DE PESSOAS

Conforme publicação do livro de Gestão de Pessoas onde Idalberto Chiavenato apresenta Os Seis Processos principais para a Gestão de Pessoas foi elaborado o trabalho de mapeamento dos processos, em formato de fluxo, pelos os alunos do curso de Graduação de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade FACEAR na Disciplina de Psicologia Organizacional atraves dos alunos da turma RH2 e RH3 e levando em consideração o melhor trabalho realizado pelas turmas, foi elegido os fluxos da turma RH3, conforme a seguir:

Fabiele Fidelix,
João Altair Mendes Costa
Juliana De Andrade Ramirez
Lisiane Cristina Deitos Muniz Da Luz
Nessana Faller da Costa
Ricardo Aleixo De Assis Alves
Rita Wizbicki Bora
Rosane Dos Santos Fonseca
Rubia Priscila Faeda
Sâmela Feijó Da Silva
Silvana Do Rocio Ribeiro
Suellyn Erzinger Da Silva
Tatiane Pereira Nogueira
Tatiane Wal.

PESQUISA DA CLIMA ORGANIZACIONAL


BANCO DE DADOS


PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA


PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO


PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO


TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO


BENEFÍCIOS E SERVIÇOS


REMUNERAÇÃO E CARREIRA


AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO


PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DOS NOVOS COLABORADORES


DESENHO DE CARGOS


PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM




Conceito de Treinamento: Meio de desenvolver competências nos colaboradores para que eles se tornem mais produtivos, criativos e inovadores, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e do próprio individuo.

Tipos de Treinamento:

Treinamento para Desenvolvimento de Competências: Mudança de atitudes negativas para atitudes favoráveis, de conscientização e sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos.

Treinamento Continuado: Habilitar para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, maquinas, ferramentas.

Processo para Desenvolvimento de Treinamento:
1 – Diagnóstico – Levantar necessidades;
2 – Desenho – Elaborar o Planejamento;
3 – Implementação – Conduzir o Treinamento;
4 – Avaliação – Verificar a Eficácia.